FAIXA-A-FAIXA | SAIBA A HISTÓRIA POR TRÁS DO ADAI

Todos os álbuns da banda sempre contam uma história do começo ao fim, que vai se desenvolvendo conforme o passar das faixas do álbum, e dessa vez não foi diferente. O novo álbum, All Distortions Are Intentional, que saiu no dia 24 de julho, tem como foco principal dois personagens, Jett e Alice, que se apaixonam e passam pelas situações da vida juntos. O relacionamento deles passa por momentos que são comuns em qualquer relacionamento amoroso entre duas pessoas, e também inclui questões pessoas de cada um dos personagens.
Confira a seguir uma explicação faixa-a-faixa que os meninos deram, explicando um pouco sobre a história e como ela se desenvolve do começo ao fim:

1. SONDERLAND
Ben: "Narrativamente, é abrir o mundo de Sonderland e dar ao ouvinte uma visão da mentalidade deprimida de Jett. É ele dizendo que todos estão tão preocupados com as coisas que ele considera inúteis ou que não valem o tempo de ninguém. Ele estabelece a história de estar sozinho, odiando o mundo e a si mesmo, e sentindo-se desapegado de todos os outros. A música serve para complementar sua visão angustiada. Em parte, ao fazer o álbum, estávamos ouvindo as demos e pensamos que 'Pushing Daisies' soou como um fechamento e isto soou como uma abertura".


2. FALL
Ben: "É mencionado em todo o disco que Jett luta com alguns vícios, seja de bebidas alcoólicas ou drogas. Jett decide sair e ter uma daquelas noites pesadas em que seu ódio por tudo o obriga a abusar de si mesmo para bloquear a dor que está experimentando. Então ele sai e sai de sua cabeça, mas depois conhece uma garota, Alice. Embora seja uma noite louca, e eles não necessariamente conseguem ver o lado real um do outro, Jett e Alice sabem que têm uma conexão. Eles sabem que há algo especial, então decidem que querem fazer merdas comuns juntos".


3. LOWLIFE
Sam: "Ben tinha tocado o tom básico durante toda nossa turnê nos EUA com blink-182, então, vocalmente, sabíamos que seria uma ótima música. Mas tendo ouvido o riff tantas vezes, tínhamos perdido um pouco de perspectiva com ela e não tínhamos certeza de como desenvolvê-la. O vocal e a crença de Ben era o que a mantinha unida, e por isso confiamos no processo. Apesar de ser algo muito diferente, fizemos com que funcionasse, empurrando-o solidamente por cerca de dois dias. Há uma vibe de Weezer e não é tão polida quanto muitas das outras músicas".

Ben: "É uma faixa pilar do disco, e nos fez acreditar que tudo isso poderia ser dito a partir da perspectiva deste personagem, Jett".

Dani: "Foi ótimo fazer uma canção divertida, quase sem sentido, que mostra um lado totalmente diferente da nossa banda".


4. TELLING STORIES
Ben: "Este é o ponto que Jett e Alice se sentam juntos e são bastante honestos sobre seus sentimentos em relação um ao outro. Eles se dão conta de que já percorreram caminhos semelhantes e podem compartilhar suas perspectivas semelhantes. Há um instrumento que altera minha voz nessa que faz minha voz soar como a de uma garota, então poderíamos fazer disto uma conversa entre os dois personagens. Há um ponto em que a letra tem Jett dizendo "Eu posso ser tão idiota" e Alice dizendo "Eu posso ser tão vadia", o que ecoa em cada ouvido ao mesmo tempo se você estiver usando fones de ouvido. É um pequeno easter egg legal. Esta música também apresenta dois personagens menores chamados Jack e Emily".


5. WHEN YOU KNOW
Ben: "É uma canção de amor bem direta".

Sam: "Encontramos [o produtor] Matt Squire bastante rápido no processo de fazer este álbum, e ele era a escolha número um na minha lista, mas mesmo que já o conhecessemos e soubéssemos que ele era o cara que queríamos trabalhar, fomos nesta viagem de duas semanas escrevendo em L.A. e esta música começou a se formar quase imediatamente. Trabalhamos nela por alguns dias com outro produtor, que nos fez pensar em algo com uma faixa clique. Os vocais que Ben acompanhou para adotar esse processo são o verso e o refrão desta música. Acabamos cancelando o resto da viagem, no entanto".


6. QUARRY
Seb: "Eu amo a justaposição de ter When You Know - que é provavelmente a música mais doce do disco - e a seguir Quarry, a mais obscura e insana. Não tínhamos certeza de fazer isso no início, mas Ben argumentou que o fato de Jett ser bipolar e se movimentar entre as emoções fazia este tipo de mudanças de marcha fazer sentido. Quarry passa uma palavra tão obscura, sinistra, e suas sílabas duras lhe dão uma nitidez".

Ben: "Isto cobre as questões mentais mais profundas de Jett - o fato de que ele pode estar pensando o quanto ele ama esta pessoa em um minuto, e depois pensar em pular de um penhasco no outro. Eu não vou dizer de onde veio a canção. Eu quero que as pessoas descubram".

West: "Alguém mencionou que Ben ia essencialmente fazer rap nesta, embora ele a chame de "palavra-dita", e eu não tinha muita certeza. Adoro como acabou, no entanto, e foi uma das faixas favoritas de todos a quem eu mostrei o álbum".


7. SICK JOKE
Ben: "Tem uma das melhores metáforas que já escrevi nela... 'agarro-me a um momento, como uma criança triste a um cobertor'. Muita desta canção mudou depois que eu tive um sonho realmente louco e vívido no qual eu fiquei na Terra pensando que o mundo ia acabar e todos que eu amei tinham partido em uma cápsula de fuga. Então o mundo não acabou, mas eu estava completamente sozinho. Tentei escrever uma canção sobre isso, mas era muito específica, mas havia este elemento de não saber se os sonhos são reais, ou se a vida é um sonho no qual decidi me concentrar. Há momentos em que eu questionei definitivamente a realidade".

Dani: "Esta canção me fala do tempo em que foi gravada em Monnow [Valley Studio, onde o álbum foi gravado] e de todas as estranhas coincidências e ocorrências enquanto estivemos lá. Em certo momento eu estava conversando com Matt Squire sobre seu trabalho com Panic! At The Disco, tarde da noite, e quando fomos embora, de repente vimos um adesivo que claramente estava lá há anos e que dizia: 'Vocês nunca ouviram falar em fechar a maldita porta'".


8. WHAT TOOK YOU SO LONG
Ben: "O título foi inspirado por uma frase do filme 'Singles', uma comédia romântica ambientada em Seattle e protagonizada por muitos músicos grunge, incluindo Eddie Vedder e Chris Cornell. Cada seção do filme é dividida com estas horríveis telas de título, e uma delas diz: 'Por que demoraram tanto?' No contexto do álbum, Jett pergunta a Alice por que ela demorou tanto para que entrasse em sua vida. Esta canção também estabelece temas de significado e propósito".


9. EMPTY HOUSE
West: "Tem uma queda estranha que é quase como a porra de uma faixa de EDM. Sempre me pareceu que estávamos juntando dois coros para fazer esta música, o que eu realmente gostei, pois não é algo que já tenhamos feito antes. Havia um ponto quando estávamos no estúdio quando decidimos revisá-la, embora eu estivesse relutante em mudá-la. Nosso técnico de bateria era como um teste decisivo para saber se funcionava, e quando a ouviu, ele adorou, então não tocamos no que tínhamos feito".

Dani: "É tão memorável e relatável. Eu sempre penso em como as canções ficarão ao vivo e tenho certeza de que esta vai fazer as pessoas gritarem".

Ben: "Se você pensar nisto em termos de uma narrativa de filme, este é o ponto onde a relação de Jett e Alice é desafiada e pode estar em jogo".


10. LITTLE DOVE
Seb: "Como um aviso, eu deveria dizer que não queríamos fazer uma canção acústica por causa disso, para nos sentirmos como algo simbólico, mas isto foi algo que Ben tinha por um tempo e funcionou muito bem. Há até mesmo algum bandolim nele, o que lhe deu vida".

Ben: "Esta é a canção de ajuste depois que as coisas deram errado para Jett e Alice durante 'Empty House'. Esta destaca a luta de Alice e faz Jett dizer-lhe que ela deve deixar de lado as coisas que a estão puxando para baixo para se tornar a pessoa que ela quer ser".


11. I REVOLVE (AROUND YOU)
Sam: "Tem 'Empty House', na qual os personagens parecem derrotados, depois 'Little Dove', onde eles fizeram as pazes. Esta canção começa com a letra 'Chegamos até aqui', que destaca que esta narrativa aconteceu ao longo de um período de tempo. Quando chegamos a esta fase, você já esteve lá com estes personagens e está envolvido com eles".

Ben: "É baseado no espaço, comparando uma relação com a forma como os planetas interagem. Eu gosto muito da analogia e é uma faixa épica".


12. PUSHING DAISIES
Ben: "É o momento de epifania para Jett que ele não pode mudar o mundo, por mais que ele não goste dele, e sua aceitação de que estamos aqui apenas por um tempo limitado e temos que descobrir nosso próprio propósito. Cada um tem suas próprias teorias sobre o sentido da vida, mas eu cheguei à conclusão de que não há sentido, mas estamos aqui para encontrar alguém ou algo que nos faça feliz. No final das contas, todos nós acabamos mortos, de baixo da terra, e a maioria das pessoas não muda o mundo, apesar de acharem que deveriam mudar. Mas não se trata de mudar o mundo, tanto quanto ele está mudando seu mundo, pois esse é o único que você tem o controle. Você não tem que fazer um impacto sólido para ser feliz ou ter valor".




Neck Deep Brasil. Tecnologia do Blogger.