ENTREVISTA: BEN FALA SOBRE O MAIOR ANO DO NECK DEEP ATÉ AGORA


Na nova edição da revista Kerrang! Ben contou um pouco sobre o que parece ser o maior ano para o Neck Deep, música nova e muito mais. Confira a tradução da entrevista a seguir.

Ben Barlow está sentado nos bastidores em Edmonton, Union Hall do Canadá, quando seu telefone toca. É a primeira vez que sua banda tocou na cidade - na verdade, é um dos muitos lugares em que o Neck Deep está tocando pela primeira vez. Na noite passada marcou sua visita inaugural a Calgary, e em apenas algumas semanas eles vão para o Sudeste Asiático. Ele nos diz que a maioria dos locais até agora tem mais de 1.000 pessoas e está esgotado. "Isso é louco, tendo em mente que não fizemos essa parte do Canadá antes. Mas nós estávamos muito conscientes do tamanho da besta na nossa frente, sabendo que esses locais seriam grandes e tocar neles dia após dia seria difícil."
Claramente, é um desafio que ele sente estar mais do que pronto. Depois do álbum avaliado em 5 estrelas, The Peace And The Panic, e a sua triunfante turnê no Reino Unido em outubro, o líder reflete sobre o seu momento de glória e pondera a estrada à frente...

Tudo bem, Ben! Deve estar bastante frio em Edmonton nesta época do ano...
"Sim, eu estou sentado no calor da nossa sala verde com Matt West. Eu acho que os outros foram pegar algum equipamento de esqui, enquanto nós estamos para fazer isso amanhã. Isso deve ser divertido, eu já fiz antes. Fui com a escola quando eu tinha cerca de 15 ou 16 anos, e eu era muito bom nisso. Lembro-me de ter sido movido para um grupo, então fiquei feliz com isso. Estou esperando que eu possa voltar e ir tudo bem, mas ainda temos que ver se eu mantive a habilidade."

Achávamos que você era mais como um snowboarder, para ser sincero...
"Eu adoraria tentar isso. Quando eu fui com a escola, snowboard não era uma opção. Ouvi dizer que é uma curva de aprendizado muito íngreme, então, se eu tivesse uma semana, adoraria tentar e aprender até ficar bom. Mas porque só temos um dia, eu quero poder entrar diretamente e ter um bom tempo. Não quero passar o dia com dor na minha bunda!"

Quais datas nesta turnê sentiram-se mais longe de Wrexham?
"Nós fomos ao Havaí pela primeira vez. Isso foi bastante diferente de Wrexham. Definitivamente sentiu o mais longe. Nós já fizemos os EUA o suficiente para saber agora como é. Nós não estamos muito surpresos por isso, mesmo que na primeira vez nós tirávamos fotos de cada coisa que vimos. 'Olha, McDonald's!' Agora, no Havaí, a cultura era diferente - pareceu como uma mistura de América e Austrália. Eles têm sua própria cultura, história e tradições ricas. Mesmo que seja a América, na verdade não é assim. Tem mais  uma vibe da Polinésia. Era, de longe, o mais distante do lar - e provavelmente estava, também na distância física!"

Parece que os últimos seis meses estabeleceram as coisas para o maior ano do Neck Deep ainda...
"Não é fácil, e é longo, mas é gratificante começar a tocar para esse monte de pessoas a cada noite. Isso coloca tudo em perspectiva, mesmo que estivéssemos na estrada durante semanas. Tudo nos Estados Unidos está tão espalhado, é um tipo de turnê completamente diferente. A geografia realmente não ajuda. Mas é tudo incrível, porque estamos tocando para 1.000 fãs todas as noites! Eu não estou reclamando de nada. Todo mundo se deteriora fisicamente e mentalmente, e isso chega às pessoas, mas então você toca um bom show e você esquece tudo isso. E depois há dias em que você vai esquiar, então está tudo bem. Não é tão ruim assim! Onde estamos nos EUA é esse ponto de teste. No Reino Unido, nós provamos um pouco nós mesmos - tocamos em [Academia O2 de Londres] Brixton e Manchester Apollo, todos esses locais respeitáveis."

Falando em Brixton, o que você mais lembra do show lá?
"A ponte de In Bloom - ouvir uma plateia de 5.000 pessoas cantando foi surreal. Isso e sair no palco são duas coisas que eu nunca esquecerei. Nunca fui a Brixton quando criança ou qualquer coisa, não quando eu era mais jovem. Vi o The 1975 no Apollo há um ou dois anos, aliás - eles tocaram cinco noites direto, todos esgotados! Isso me deu um bom gosto do que poderíamos esperar, e foi muito louco!"

Pouco antes disso, vocês lançaram um álbum top 5, The Peace And The Panic. Isso fez com que sentisse que vocês não são apenas grande no rock, mas na verdade, na música em geral?
"Foi muito bom! A maior preocupação de cada banda é como as pessoas aceitam o novo material, o equilíbrio de como as pessoas veem onde queríamos levá-los, e seguindo nossas raízes, o que sempre manteremos. Somos sortudos que todos aceitaram e gostaram. Porém nunca pensei que chegaríamos ao número quatro! Da última vez chegamos ao Top 10, e eu estava esperando repetir isso, e então nós realmente fizemos um pouco mais. Estou animado - essa é sempre a maior preocupação. Toda vez que você escreve um novo álbum, esse é sempre o momento crucial. É aí que os nervos começam a entrar."

Foi também o primeiro álbum que você escreveu desde que perdeu seu pai. Quanto funcionou no álbum e isso o ajudou muito com o processo de luto?
"Mesmo apenas escrever o álbum me ajudou a fechar isso. Especialmente escrevendo '19 Seventy Sumthin', que era absolutamente uma música para mim e minha família. Eu não me importei com mais ninguém quando estava escrevendo aquela música. A maioria do tempo eu me pergunto como posso tornar as coisas relevantes para todos, ou para alguém que passa por algo completamente diferente. Mas com essa música, foi para mim e minha família. Era uma saída para todas as emoções angustiadas e reprimidas. Foi definitivamente um fechamento e uma terapia para mim. Se eu não tivesse esse álbum para escrever, provavelmente ainda ficaria muito mal sobre isso. E eu estou. Penso nisso todos os dias e isso me deixa mal, mas eu definitivamente aceitei isso. Eu ainda tomo meu próprio conselho, é parte da vida e uma daquelas coisas que podem acontecer. É um daqueles... sem The Peace And The Panic para escrever, eu ainda estaria em um ponto difícil, penso."

Se ele ainda estivesse por perto, o que você acha que ele diria sobre o quão bem você está indo?
"Ele não era um homem de muitas palavras. Ele estava silenciosamente orgulhoso e eu obtive isso dele, eu acho. Ele era introspectivo - muito introspectivo, na verdade - então provavelmente seria um, 'Muito bem, cara!' e um aperto de mão que pegamos dos moradores locais em Santa Lúcia quando fomos lá uma vez. Então ele era definitivamente um homem de poucas palavras, mas às vezes essa é a melhor maneira de ser!"

Depois disso, você vai para o Japão, Kuala Lumpur, Tailândia, Austrália, América do Sul... Algum passeio planejado?
"A primeira vez que fomos para o Sudeste Asiático, não podíamos acreditar no entusiasmo que todos tinham. Desta vez, estamos entusiasmados porque é um ótimo lugar para viajar para ver o mundo. Por mais bobo que pareça, é verdade! Todo mundo vai para a Tailândia nos dias de hoje e faz um dreadlock ou o que quer que seja, e há uma razão para isso. É um lugar bonito que não é tão corrompido pela cultura ocidental... eles têm sua própria cultura e eu quero ir e absorver isso."

O que nos leva ao verão quando vocês estarão como banda principal no terceiro palco do Download...
"Sim, estamos como banda principal em um palco, que significa uma setlist maior e mais longa. Além disso, também há um choque grande com o Guns N' Roses, para que seja divertido! Nah, será bom. Sendo capazes de liderar, podemos relaxar para o dia e não estarmos muito ocupados. Mesmo com esse choque, acho que as pessoas vão nos ver. O pai da minha namorada é um fã de rock clássico, ele ama Guns N' Roses, mas ele também diz que ama Neck Deep, então veremos! Definitivamente, vamos mudar isso um pouco. Quanto tempo é o nosso set? Três horas? Cinco horas? De qualquer forma, nós vamos fazer um bom set."

É óbvio que ainda está cedo, mas há alguma música nova à caminho?
"Nós definitivamente estamos olhando para frente. Eu não sei se alguém tem alguma coisa escrita que está pronta para ser apresentada. Estamos sempre pensando nisso - sempre que você pega um violão, você quer tentar inventar algo novo, eu acho que vamos tomar o nosso tempo com este, pensar e seguir o The Peace And The Panic com algo igualmente criativo e uma mensagem igualmente forte. Penso que nós ganhamos o direito de demorar um pouco. Eu não sinto que temos que esperar um pouco. Estamos sempre pensando nisso. Estou sentado aqui agora e não consigo parar de pensar nos próximos passos. Tem que ser tão impactante ou mais."

Existe alguma coisa em 2018 para a qual você está ansioso?
"Pegar um novo cachorro! Essa é uma coisa da lista que não é para fazer com a banda. Eu cresci com um cachorro chamado Jess na minha casa - ela era essa mistura de Pointer e Boxer que era incrível. Meus membros da família tinham cachorros, e também muitos dos meus amigos. Sempre fui um grande amante de cachorros. Minha namorada tem alguns e meu irmão também. Eu queria um por tanto tempo, e agora é hora. Além disso, eu estou pensando em trabalhar com bandas e ajudá-las a criar sua música. Penso que seria o meu próximo passo - comprometer-se totalmente com a música de outra pessoa. Espero poder trabalhar com meu irmão, Seb, também. Trabalhamos muito bem juntos: há uma telepatia. Poderíamos ajudar outras bandas a escrever algumas músicas boas..."

Quais são as chances de escutarmos um álbum solo de Ben Barlow um dia?
"Eu estaria mentindo se dissesse que não tinha pensado nisso, mas ainda está longe. Ainda há muito trabalho para o Neck Deep. E se eu estiver escrevendo coisas pessoais, preferiria colocá-las no mundo do Neck Deep. Mas eu tenho ideias de anos e anos, então, eventualmente, eu vou. Eu não vou fazer isso como um empurrão pessoal para o estrelato - seria algo que eu lançaria porque poderia e tinha os meios para fazer."

Quão diferente você acha que seria? Você se vê andando no pôr do sol com um violão em suas costas para encenar uma coleção de músicas cowboy folk?
"Talvez não seja country, mas definitivamente folk! Eu tenho um ponto fraco para muitas dessas coisas. Eu amo Iron & Wine, City And Color - gosto de toda essa coisa acústica e triste. Tenho certeza que teria uma conexão com o Neck Deep, porque sou eu. Talvez até alguns eletrônicos também... Quem sabe?!"
Neck Deep Brasil. Tecnologia do Blogger.